Ar condicionado não está gelando o carro? Saiba qual pode ser o problema

Verão e ar condicionado combinam! Nos dias atuais, é muito difícil, principalmente para quem vive no trânsito, ter um veículo sem esse opcional. Além de deixar o ambiente do carro mais agradável, ele é uma ajuda e tanto quando precisamos sair do mormaço da rua e sentir algum ambiente um pouquinho mais gelado. Os benefícios e prazeres deste equipamento todos nós conhecemos, mas o problema é quando o ar condicionado não está gelando. E aí, o que fazer?

Como o sistema é muito complexo, o fato do ar condicionado não estar gelando pode ser decorrente de diversos problemas, uns mais graves e outros mais simples de serem resolvidos. Se você tiver as ferramentas adequadas – e um pouco de habilidade – o problema pode ser localizado e reparado na sua própria garagem. Mas, no caso de algumas falhas, realmente será necessária a ajuda de um profissional especialista no assunto.

Porém, é possível detectar alguns motivos do porquê o ar condicionado não está gelando. Assim, pode até ser que você não consiga consertá-lo por conta própria, mas pelo menos não corre o risco de pagar por algo que não precisa. Pensando nisso, reunimos as principais falhas do equipamento para ajudar nessa identificação.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

Verifique o filtro de ar

O filtro de ar é um dos principais motivos para que o ar condicionado não esteja desempenhando a sua função corretamente. Se o filtro de ar está sujo ou entupido, ele não irá esfriar. Como é considerada uma manutenção simples e rotineira, se você tem um pouco de conhecimento sobre carros e a sua mecânica, pode fazer essa troca em casa mesmo.

Consulte o manual do veículo para seguir as instruções de troca. Caso não tenha nenhuma habilidade para realizar essa operação, ou simplesmente não queira realizá-la, leve o carro até o seu mecânico de confiança e peça para ele trocá-lo. É um procedimento rápido e que leva pouco tempo.

O custo dessa manutenção também não é elevado, pois é considerado algo rotineiro. Em alguns casos, a troca do filtro de ar é feita até nas revisões pré-determinadas pelas montadoras ou concessionárias autorizadas.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser? Vazamento de gás refrigerante

Se o ar condicionado não está gelando, o problema pode estar ligado diretamente a fuga de gás refrigerante. Esse problema é um pouco mais difícil de ser identificado, mas, ainda assim, muito simples de ser resolvido. Ele acontece, geralmente, porque alguma das conexões do equipamento está pouco apertada e causando esse “transtorno”.

A identificação desse problema pode ser feita com um pouco de água e sabão, assim como nos botijões de gás de cozinha. Ao passar essa mistura, ligue o ar condicionado. Onde houver falhas ou pouca pressão, algumas bolhas começarão a se formar.

No caso de ser apenas uma conexão pouco apertada, basta rosqueá-la com mais força. Agora, se houver furos ou outros danos, será necessário realizar a troca. No entanto, esse rompimento só pode ser ajustado por profissionais que dispõem de materiais e ferramentas adequadas. O rompimento precisa ser reparado com uma solda e, posteriormente, farão uma nova recarga de gás.

Nos dois casos (conexões pouco apertadas ou rompimentos), lembre-se de fazer a recarga do ar condicionado caso tenha perdido muito material. Nesse caso, é melhor procurar um especialista para auxiliá-lo no processo.

Cheque compressor do ar condicionado

Para que o ar condicionado esteja em perfeito funcionamento, o compressor do ar condicionado precisa estar lubrificado a todo momento. Se, mesmo por alguns instantes, essa lubrificação parar de acontecer, o ar condicionado não irá gelar.

Isso acontece por um defeito, desgaste ou má manutenção. Recorra a uma oficina especializada para que o reparo do sistema seja efetuado o quanto antes. Para garantir que essa manutenção esteja sempre correta, faça as revisões do carro nos períodos indicados. Isso ajuda a manter todos os componentes em perfeito funcionamento.

Procure por sinais de falha elétrica

Motivo também bastante comum para que o ar condicionado não esteja gelando, a falha elétrica costuma ser ignorada, mas é mais frequente do que se imagina. Nesse caso, os ventiladores param de funcionar, ou não funcionam de forma adequada, ventilando apenas internamente, não expelindo os ares pelas saídas. Esse processo faz com que  resfriado pelo sistema não se espalhe pelo carro, causando  problemas, desde a simples falta de refrigeração no interior do veículo até o sobrecarregamento do sistema que ficam sem ter para onde mandar o fluxo de ar.

Um especialista precisa analisar o sistema como um todo para identificar o problema e ajustá-lo. Neste caso, se o problema for mais simples, um auto-elétrico poderá resolvê-lo. Mas, caso o sistema tenha sido sobrecarregado demais, alguns componentes mecânicos do ar condicionado também precisem ser verificados.

Outros motivos pelos quais seu ar condicionado não está gelando

Além dos problemas citados acima, outras peças são responsáveis pelo ar condicionado não estar gelando. Algum defeito na ventoinha do condensador, por exemplo. Esse caso é motivado, em geral, pelo desgaste da peça.

Defeitos no compressor, o fusível do compressor do ar condicionado queimado, algum defeito em relé, que é mais difícil, porém possível de acontecer, além de defeitos na correia motivam o ar a não ficar gelado.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser? Vazamento de líquido 

Se notar, no chão, uma mancha de líquido clara, quase transparente, próxima ao assento do passageiro, pode ser problema com o ar condicionado. Isso é em função de uma condensação que se acumula do ar condicionado quando está soltando o ar frio.

Neste texto, onde falamos um pouco sobre vazamentos de óleo e como identificá-lo, você também pode aprender que vazamentos desse tipo podem estar relacionados ao ar condicionado.

Um escorrimento mínimo de água é normal, mas se a quantidade for muita e a frequência alta, deve ser observado. Não é um problema grave quanto o vazamento do óleo de freio, por exemplo, mas precisa ser ajustado o quanto antes para que esse equipamento volte a funcionar adequadamente.

Dicas para aumentar a durabilidade do ar e evitar problemas

Ficou fácil identificar o problema pelo qual o seu ar condicionado pode estar passando, né? Mas, que tal evitar esses transtornos e tomar alguns cuidados diários para aumentar a durabilidade desse item?

Ligá-lo diariamente para ajudar na lubrificação, ponto que citamos acima, fazer a manutenção a cada seis meses, evitando, até, o acúmulo de bactérias, além de nunca ligar o ar após deixar o carro no sol, pois isso causa um choque de temperatura, demorando excessivamente a refrigeração, são atitudes que parecem simples, mas que influenciam diretamente no seu perfeito funcionamento.

Desse modo, você, dificilmente, terá que fazer essa pergunta: “Por que o ar condicionado não está gelando?”. É só ligar e se refrescar!

Gostou das dicas? O que você costuma fazer para deixar o ar condicionado do seu carro nos trinques? Conte pra gente nos comentários!

Solicite orçamentos gratuitamente CLICK AQUI!

Ficou com dúvida nós te ajudamos!

Click aqui no CAMINHONETE E CIA RESPONDE Vamos tirar todas as suas dúvidas!


Deixe uma resposta