Calibragem de pneu: saiba o que é e qual é a ideal para o seu carro

Calibragem de pneu

Calibragem de pneu: saiba o que é e qual é a ideal para o seu carro

Fazer a calibragem dos pneus do seu veículo é essencial, uma vez que reduz diversos prejuízos, como o desgaste deles, o aumento do consumo da gasolina e, automaticamente, o risco de acidentes. Entretanto, a calibragem ideal varia de acordo com cada pneu.

O que é calibragem e para o que serve?

A calibragem tem como objetivo ajustar a quantidade de ar (pressão) dentro de um pneu. Cada pneu tem uma calibragem ideal determinada pela montadora do veículo a partir de testes.

Quando estão descalibrados, os pneus perdem a aderência ao solo. Com isso, há aumento acelerado na distância percorrida em caso de frenagens bruscas, e maior perigo de aquaplanagem em pista molhada.

Além dos problemas de segurança, pneus com pressão inadequada também pesam no bolso, pois aumentam o consumo de combustível e a probabilidade de estrago, comprometendo sua vida útil.

Calibragem de pneu
Mantenha a calibragem dos pneus sempre em dia para que você não tenha prejuízo!

Quando fazer?

De forma geral, os carros devem ser calibrados a cada 15 dias.

Como saber qual a calibragem ideal para o meu carro?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a calibragem não é a mesma para todos os carros e pneus. A calibragem de cada carro é definida pelos parâmetros de segurança que variam em relação ao peso, aerodinâmica, largura dos chassis, etc.

Manual do Carro

A melhor forma de encontrar a calibragem ideal para o pneu do carro é consultando o manual do proprietário, onde o fabricante indica a pressão correta para aquele modelo de carro e tipo de pneu. Além disso, traz informações da frequência que o pneu deve ser calibrado.

Na última página do manual, pode-se encontrar um índice. Procure pela palavra “pneu” e vá até a página indicada. Nessa página, é indicada a pressão ideal para colocar no pneu, ou o lugar no carro onde está escrita essa informação.

Consultar o Manual do Proprietário é sempre a melhor opção para saber a calibragem ideal do pneu do seu carro.

Internet

Caso você não tenha acesso fácil ao manual do proprietário, é fácil fazer essa busca na internet, colocando o modelo do carro. Assim, é possível acessar a ficha técnica do carro para encontrar a calibragem ideal para os seus pneus.

Calibragem de pneu
Nunca deixe de consultar qual é a pressão ideal para colocar nos pneus!

Selo no carro

O selo que, normalmente, é colocado na parte interna da porta, próximo ao pilar de segurança, também contém essas informações para uma consulta rápida. É possível encontrá-lo, também, na tampinha de abertura do tanque de gasolina.

Calibragem de pneu
É possível, também, encontrar essas informações no selo que vem no carro.

Atenção

Antes de calibrar o pneu, é preciso atentar-se a algumas informações:

Pneus devem estar frios para fazer a calibragem

Normalmente, as pessoas calibram os pneus no momento em que vão abastecer, ou seja, quando já andaram com o carro. Com isso, os pneus aquecem, e é preciso colocar entre 1 e 2 libras (psi) além da pressão indicada pelo fabricante, porque já há uma pressão interna causada pelo ar circulante.

Caso os pneus estejam frios, é preciso seguir a calibragem que está no manual.

Tome cuidado com as diferenças de calibragem dos pneus

Calibragem de carga

A pressão dos pneus traseiros costuma ser maior que a dos pneus dianteiros. Conforme o peso, a indicação é a de colocar duas a três libras a mais no conjunto traseiro, principalmente quando for pegar estrada.

Entretanto, essa não é uma regra para todos os fabricantes, sendo a variação de acordo com o peso, número de passageiros, carga transportada e a presença ou não de bagagem no bagageiro.

Calibragem de acordo com o solo

Dependendo do tipo de terreno, é possível que você tenha que utilizar calibragens diferentes.

Se o terreno a ser percorrido for de areia ou lama, é recomendado calibrar os pneus com uma pressão mais baixa, porque amplia a superfície em contato com o piso, reforçando a tração do veículo.

Quanto mais difícil for o terreno, menor deverá a pressão do pneu.

Riscos

A calibragem errada dos pneus pode trazer diversos riscos para o seu veículo, mas, principalmente, para o condutor:

  • Pode aumentar o consumo de combustível em até 25%, de acordo com as condições do percurso e do tráfego.
  • A calibragem mais baixa exige mais do motor do carro, gerando desgaste prematuro da carcaça do pneu.
  • Quando a calibragem está acima do ideal, ocorre menos aderência no solo, comprometendo a segurança dos passageiros.

Classificação

Há três principais sistemas para verificar a calibragem:

  • PSI (Pound Per Square Inch), sistema predominante no Brasil;
  • BAR, sistema mais comum na Europa;
  • kPa (Pascal), sistema internacional.

PSI é a unidade mais comum em veículos e máquinas que calibram os pneus, já que é uma unidade mais fácil. Exemplo: a maioria dos veículos usam 30 PSI nos pneus. Se fosse convertido em BAR, seriam 2,1. Em kPa, seria 207.

Como dá pra ver, achar a calibragem ideal do pneu é bastante fácil.

Mantendo a calibragem em dia, respeitando a pressão indicada pelo fabricante do carro, você estará aumentando a vida útil dos pneus, a segurança do seu carro e a saúde do seu bolso!

Se você tiver alguma dica sobre esse assunto, compartilhe nos comentários! E acompanhe nossas publicações para conhecer mais dica para manter seus pneus em boas condições.

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