Defeitos comuns da S10

A Chevrolet S10 em sua segunda geração se tornou um produto global, sendo chamada Colorado em mercados da Ásia e Oceania, assim como tendo alto grau de parentesco com a Isuzu D-Max e com a irmã americana Colorado, que é diferente do modelo asiático, fabricado na Tailândia. Mas, quais são os defeitos e problemas desse modelo no Brasil?

Lançada em 2012, a Chevrolet S10 chegou com design muito mais moderno e com porte maior que a geração anterior, que já estava no mercado desde a metade dos anos 90. Feita igualmente em São José dos Campos-SP, a picape chegou com o vetusto motor flex 2.4 OHC FlexPower com até 147 cavalos, além do moderno motor Duramax 2.8 turbo diesel que entrega até hoje 200 cavalos e até 51 kgfm.

Algum tempo depois, a GM finalmente aposentou o velho motor 2.4 “Família” para adotar o mais moderno Ecotec, totalmente feito em alumínio e com sistema de injeção direta de combustível. Flex, o propulsor entrega até 206 cavalos e 27,3 kgfm. Além disso, a S10 tem à disposição transmissão manual de seis marchas ou automática com o mesmo número de marchas.

Fora essas mudanças, a Chevrolet S10 ganhou ainda sistema antivibração nas versões diesel e outros melhoramentos, como alerta de colisão e aviso de invasão de faixa, entre outros. Mas, da mesma forma que as novidades ampliaram os atributos da picape, defeitos e problemas também não deixam que o produto brilhe tanto assim.

Nos relatos abaixo, obtidos em fóruns, clubes, sites de reclamação e de opinião, mostram que a Chevrolet S10 não foge à regra dos veículos e produtos no geral, tendo diversos defeitos e problemas que geram inúmeras reclamações de seus donos. De ruídos excessivos em câmbio e cardã, até o travamento de motor, a picape da GM acumula muitas queixas, assim como a rede Chevrolet.

Chevrolet S10 – defeitos e problemas

Motor com travamento e falhas

Não deveria acontecer, mesmo com o carro fora da garantia – caso esteja em ordem com as revisões – mas a Chevrolet S10 apresenta alguns casos de travamento do motor. Na maioria dos relatos, o ocorrido foi com o moderno Ecotec 2.5. Aliás, a maioria dos problemas relacionados com a picape são de versões com esse propulsor.

Num dos casos, o proprietário relata travamento do motor com apenas 160 km rodados. Outros casos verificados ocorreram entre 11 mil e 16,5 mil km. Em todos, o processo de substituição do propulsor demorou mais de 30 dias e alguns tiveram que insistir junto ao fabricante para que o mesmo fosse feito.

Num caso, o motor foi levado da revenda para a fábrica, a fim de ser feita uma análise e o dono ficou um bom tempo sem trabalhar com o veículo. Em outros relatos de defeitos e problemas de motor na S10, os donos dizem que uma falha de funcionamento acontece entre 1.800 e 2.200 rpm, com acendimento da luz de injeção.

Um dos donos descobriu que o problema ocorre apenas quando se usa etanol, mesmo após ter ido ao revendedor. Com gasolina não acontece. Nem todo caso de luz ocorre falha, como nesse último citado, em que é preciso ir até o revendedor para apagar a luz da injeção.

Há também quem reclame do alto consumo, mesmo por quem já está com a segunda, terceira e até quarta S10. A comparação é com a Toyota Hilux, sendo mais no caso da versão Flex, alguns relatando 3,5 km/l na cidade e 6 km/l na estrada a 110 km/h. A versão é a equipada com motor 2.5 Flex.

Câmbio e cardã

Os problemas de motor da Chevrolet S10 nem chegam perto daqueles relacionados com transmissão e eixo cardã. Há diversos relatos que vão de ruído excessivo à abertura da caixa de mudanças. Neste último caso, por exemplo, o dono diz que o câmbio só foi reparado em 15 dias porque o revendedor era amigo dele, então agilizou o processo, que demandaria normalmente mais de um mês, segundo comenta.

Nos depoimentos, os donos reclamam de ruído elevado demais, dentro e fora do veículo, sendo que mais de um disse que chega a chamar a atenção das pessoas na rua. O barulho vem tanto da caixa de mudanças (manual) quanto do eixo cardã. Outro dono fala em ronco a partir de 1.500 rpm e a revenda, ao ser consultada, disse que era uma característica do veículo… Nesse caso, o dono estava em sua quarta S10.

Também relatam que há dificuldade nas trocas de marchas, com alavanca dura, arranhadas e trepidação. Num dos casos, a alavanca chegou a ser trocada na garantia, mas não resolveu o problema. Para muitos donos de S10, o problema de ruído nesses dois componentes já é tratado como algo recorrente ao modelo.

Desgaste prematuro da embreagem é relatado por outros, especialmente aqueles que reclamavam de trancos durante as trocas de marchas, sendo necessário geralmente a troca do kit e quem fez, foi na garantia.

Também há relatos de defeitos e problemas na caixa de direção, com a substituição da mesma em alguns casos. O ruído e vibração relatados foram verificados até em carros de baixa quilometragem, com um exemplo que aconteceu antes de 18 mil km, quando o sistema de direção já havia sido trocado duas vezes. Nesse caso, o proprietário estava em sua segunda S10 e criticou pesadamente essa geração.

Suspensão bate e freios empenados

Muitos relatam que a suspensão dianteira da Chevrolet S10 bate muito no fim do curso, além de gerar ruído e exigir a troca das buchas em baixa quilometragem. Por ter um curso pequeno, na opinião dos donos, o conjunto acaba chegando ao fim de curso e exigindo manutenção antes do previsto.

Fora o barulho, desconforto e problemas com a suspensão dianteira, proprietários da Chevrolet S10 também comentam sobre o sistema de freios. Alguns falam em perda de eficiência durante as frenagens, mas a maioria relata mesmo é o empenamento dos discos, alguns dizendo que sem causa aparente.

O problema nesses casos, alguns em baixa quilometragem, é que a GM não cobre itens de desgaste natural na garantia do produto. Assim, os donos são obrigados a custear a retífica ou substituição dos discos. Em um dos casos, o proprietário pressionou o fabricante que propôs um acordo para reduzir o custo da substituição.

Barulhos e ruídos

Muitos outros relatos falam ao mesmo tempo de parte dos defeitos e problemas citados acima, barulhos e ruídos internos que incomodam demais. Num dos pontos abordados pelos donos, fala-se em ruído no filtro de ar. Também comentam sobre painéis e revestimentos que geram muita acústica no interior.

Um dono “denuncia” que a GM teria tirado alguns plásticos que ampliavam o isolamento acústico no habitáculo. O painel também é mencionado como fonte de barulho, enquanto os retrovisores vibram demais, com um caso de queda do dispositivo. A vedação das portas também é mencionada, assim como a geração de ruído excessivo nas portas.O limpador do para-brisa com defeito também é relatado por alguns, assim como a multimídia MyLink, que liga e desliga sozinha, assim como em dificuldade para utilização de suas funcionalidades.Apesar de muitos defeitos e problemas relatados, a Chevrolet S10 é um produto bastante elogiado. O modelo passou por algumas chamadas para reparação e/ou substituição de componentes que poderiam ocasionar até acidentes com risco de morte para os ocupantes e terceiros.

[Fontes: Clube das Picapes/Reclame Aqui/Fórum 4×4 Brasil/Carro Club]

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