Redutores de atrito mecânico: são realmente eficientes?

Diversos redutores de atrito têm sido vendidos prometendo reduzir o consumo de combustível, a emissão de poluentes, ruído, vibração, desgaste das peças (além do atrito, claro), assim como facilitar a partida a frio dos motores. Mas como esses produtos conseguiriam tal mágica? Realmente funcionam? Sua utilização altera as características do lubrificante já presente no motor?

Hoje no mercado nacional já encontramos várias marcas desses condicionadores de metais responsáveis por diminuir o atrito causado pelo esforço mecânico, dentre eles o Alfa-X, Molykote e o Militec (sendo essas as marcas mais conhecidas).

Vamos responder por partes então as principais dúvidas:

*O que é um condicionador de metal?

Ao contrário do que muitos pensam, os condicionadores de metais não são aditivos para o óleo, pois não são compostos feitos para alterar ou acrescentar características ao óleo lubrificante do veículo. Os condicionadores de metal são composições feitas especificamente para melhorar a performance e vida útil dos componentes metálicos, utilizando o óleo lubrificante somente como um veículo para que possa se espalhar por todo o sistema interno do motor.

*Qual a finalidade do condicionar de metal?

Sua finalidade principal é reduzir o atrito entre as peças, e consequentemente diminuir o desgaste dos componentes, aumentando sua durabilidade.

*Como ele funciona?      

Já mencionado anteriormente, ele utiliza o óleo apenas como um veículo para que possa se espalhar por toda a parte interna do motor do carro. Ao entrar em contato com os metais, ele cria uma película que realiza o alisamento, endurecimento e proteção das superfícies dos componentes. Essa película cria uma barreira extremamente forte sobre as partes alisadas, sendo que estas superfícies se endurecem conforme o trabalho continua e se tornam resistentes a todos os tipos de desgastes. A composição exata de cada fórmula pode variar, mas a finalidade de todas é a mesma.

*Quais os benefícios que isso pode trazer ao motor do carro?

Inicialmente, maior proteção dos componentes, aumento da vida útil com o menor desgaste. Por se ter um menor atrito entre as partes durante o esforço mecânico, há também uma redução de temperatura de funcionamento do motor, redução de ruído e vibração, diminuição (mesmo que insignificante) no consumo e aumento da performance. Se você estiver pensando em utilizar esse tipo de produto por conta desses dois últimos motivos, saiba que não sentirá de forma perceptível uma melhoria.

*Qual a proporção de uso e período de troca?

A proporção de uso irá variar de marca para marca de produto. Já a periodicidade de troca geralmente é uma aplicação para cada duas trocas de óleo do motor.

*Pode ser usado somente no motor ou em outras parte também?

Isso irá depender da marca do produto e sua composição. Alguns são recomendados para diversos usos, como em bomba de direção hidráulica, compressor de ar-condicionado, caixa de câmbio, entre outros sistemas. Já outros produtos têm diversos modelos específicos para cada fim de utilização. Procure sempre saber junto ao fabricante (seja no site, embalagem do produto, distribuidor do mesmo, etc.) quais as especificações corretas do produto e suas possíveis aplicações, para evitar que se utilize em componentes indevidos (alguns produtos podem não ser recomendados para caixas de transmissão automática, por exemplo).

*Preço?

O frasco padrão de cada marca geralmente tem seu preço girando na casa dos R$ 70,00 a R$ 90,00 atualmente, dependendo da loja e região do país.

O produto realmente funciona?

Sim. Existem diversos relatos de mecânicos e proprietários, além de vídeos pela rede mundial explicando os benefícios e demonstrando sua utilização. Para quem gosta de preservar um pouco mais seu veículo, vale a pena e o custo X benefício é bom. Há até demonstrações desses produtos sendo utilizado em motores sem óleo, para demonstrar a película que é formada e sua proteção. Mas lembre-se, ele não substitui o óleo lubrificante, em hipótese alguma.

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