Saiba o que fazer quando o carro ‘ferver’

Muitos são os motivos que levam um carro ao superaquecimento do motor, principalmente num congestionamento. Por isso, é importante sempre observar se o medidor de temperatura se aproxima da área vermelha. Em alguns veículos, uma luz preventiva se acende. O pior cenário é quando há fumaça (vapores) saindo do capô.

Para evitar esse problema, mantenha sempre o líquido de arrefecimento (conhecido como água do radiador) dentro dos níveis máximo e mínimo marcados no seu reservatório. Este líquido, na verdade, é uma mistura de um fluido sintético com água deionizada, contendo aditivos inibidores de corrosão, com o as funções de elevar o ponto de ebulição e baixar o ponto de congelamento da água, mantendo o motor trabalhando na temperatura ideal, evitando a fervura ou o congelamento do fluido de refrigeração. Ele tem uma concentração que é especificada pelo fabricante do veículo.

Por outro lado, se houver superaquecimento do motor, mesmo que o líquido de arrefecimento esteja ‘ok’, este pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico. Nessas ocasiões, o ideal é levar para um especialista. Selecionamos algumas dicas para te ajudar em casos de emergência de superaquecimento.

Pare e peça ajuda

Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque.

Cuidado ao levantar o capô

Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido. Mas não toque no capô caso esteja saindo fumaça (vapores) do local, pois poderá causar queimaduras graves em você.

Ligue o ar quente

Pode parecer estranho, mas ligar o ar quente do carro na potência máxima, pode ajudar a drenar o calor do motor. Essa dica pode ser aplicada assim que você perceber o indicador de aquecimento acima do normal, ou no amarelo. Atenção: nunca ligue o ar quente quando o marcador de temperatura do motor estiver na temperatura máxima, ou no nível vermelho.

Não jogue água fria

A mudança brusca de temperatura pode causar danos ao motor.

Espere

Uma vez estacionado, espere o motor esfriar. Normalmente, o tempo médio é de meia-hora.

Solicite orçamentos gratuitamente CLICK AQUI!

Ficou com dúvida nós te ajudamos!

Click aqui no CAMINHONETE E CIA RESPONDE Vamos tirar todas as suas dúvidas!


Deixe uma resposta