Volante vibrando, o que pode ser?

Você já se deparou com esse problema no seu carro: pisou no acelerador, o carro atingiu uma velocidade mais alta e o resultado foi o volante vibrando?

A vibração no volante é o indício mais importante de que o veículo precisa ser alinhado ou balanceado. Contudo, esse problema pode estar relacionado ao sistema de frenagem ou até mesmo a um possível problema no motor do carro.

Por isso, é fundamental conhecer os diferentes sinais para saber o que está realmente acontecendo. Isso facilita muito a manutenção na hora de levar o carro à oficina e dizer o problema ao mecânico. Veja a seguir algumas dicas para identificar esse problema:

Qual pode ser a causa do volante vibrando?

Primeiramente, você pode pensar que a vibração do volante está relacionada à direção do seu carro, e que você precisa procurar um mecânico para realizar um alinhamento. Mas, não necessariamente é isso.

A verdade é que o alinhamento não tem nada a ver com a vibração do volante ou com a trepidação do seu carro. Geralmente, esse problema está relacionado exclusivamente aos pneus.

Contudo, a direção em desalinho é apenas um dos defeitos que se manifestam com esse sintoma. Lembre-se: alinhamento não é igual a balanceamento.

Os pneus podem estar fora do equilíbrio

A razão mais comum para justificar a vibração no volante ou a agitação nos pneus é a falta de equilíbrio pneumático.

Afinal, os pneus sofrem constantemente com freadas bruscas, com buracos, desníveis, falta de pressão e até mesmo excesso de calor. Sendo assim, passar por qualquer uma dessas situações pode significar um peso da roda. Do mesmo modo,  a perda de um aro ou o surgimento de uma bolha na lateral do pneu faz com que ele fique fora do equilíbrio.

Um pneu deformado ou roda torta pode fazer com que seu volante vibre em velocidades baixas e altas. Contudo, caso o volante trema apenas ao dirigir acima de 80 km/h, provavelmente é falta de balanceamento.

Caso rolamentos e articulações estejam folgados, é possível que provoquem uma sensação parecida no volante. Porém, nesse caso, também haveria um ruído.

Felizmente, essas são situações fáceis de resolver. Caso tenha derrubado um peso da roda, por exemplo, basta procurar sua oficina de confiança e fazer o reparo.

Já se o problema for ter amassado um aro ou causado danos ao pneu, isso pode custar um pouco mais caro do que um balanceamento. Igualmente, também é algo simples de resolver.

Os pneus podem estar com baixa pressão

A baixa pressão também é uma possibilidade para explicar a vibração do volante. Além disso, ela pode acelerar o desgaste dos pneus, aumentar o consumo de combustível e o risco de estouro, por exemplo.

Sendo assim, verificar a pressão dos pneus é fundamental para evitar vários problemas e gastos com a manutenção do carro.

Volante vibrando pode ser sinal de pneus carecas

Primeiramente, pneu careca só traz desvantagens para o seu veículo. Sendo assim, além de ser inseguro, o grande desgaste dos pneus causa vibrações indesejadas no volante.

Ou seja, o tremor é um aviso de que já está mais que na hora de trocá-los. 

O sistema de frenagem pode estar com problemas

Se o seu volante vibra somente ao frear, o problema pode estar no empeno dos discos de freio. Logo, o rotor pode estar falhando. 

Realize a troca do conjunto de discos e pastilhas.

O motor pode estar com problemas

Como você já deve ter percebido, há diversas possibilidades para a vibração no volante. Uma delas é a disfunção no motor do carro. 

Devido à complexidade de seu funcionamento, apenas um mecânico qualificado saberá identificar a origem exata do problema, que podem ser muitas. Exemplo: falha no nível adequado de ar ao propulsor, falhas nos plugues, dentre outros.

Volante Vibrando: não ignore o problema e busque uma oficina de confiança

De problemas simples aos mais complexos, as causas para que seu volante vibre são muitas. Deste modo, é muito importante que o motorista não ignore esses sintomas e busque uma oficina mecânica de confiança para corrigir e confirmar a origem do problema.

Esses serviços você encontra aqui na Caminhonete & Cia, além de claro, um time de especialistas prontos para te atender e potencializar os resultados do seu veículo. 

Clique aqui no CAMINHONETE E CIA RESPONDE e tire todas as suas dúvidas!

Solicite orçamentos gratuitamente CLICANDO AQUI!

Deixe um comentário